terça-feira, 30 de março de 2010

Flexível como o dinheiro permite

Montanha disse...
"E aí Márcio, tudo bem? Entrei por acaso em teu blog quando estava "buscando" preço de um sax selmer, e gostei bastante de seus "textos". Tenho um sax alto yamaha yas 100 que comprei já usado e gostaria de comprar um yamaha ou selmer novo, já que agora tenho condições e principalmente tempo para tocar. Apesar de ser paranaense (interior), estou morando temporariamente em Manaus (a trabalho). Ficarei grato se você me der informações a respeito da compra de um selmer. Você tem alguma dica para eu comprar aí na Europa, ou mesmo no Brasil por um "preço melhor"?"

Comprar um "novo" saxofone é um passo importante, principalmente para quem tem duas coisas significativamente significativas: "tempo e condições”, raras nos dias de hoje. Esse foi um comentário escrito por um simpático leitor em um texto anterior, vou tentar responder e ajudar como puder.

Como escrevi ontem estive fazendo algumas pequenas viagens nos dias em que meu professor Wilson Annies esteve aqui em ocasião do meu concerto de formatura. Um dos lugares que já havíamos combinado de ir, antes mesmo de ele chegar aqui, foi Bamberg uma pequena cidade há 230 km de Munique. Na verdade não fomos até lá somente para fazer turismo, muito próximo da cidade está uma das maiores lojas de instrumentos musicais da Europa, bem no meio do nada. Uma coisa muito normal por aqui é comprar pela internet, não que no Brasil também não seja, mas aqui é algo realmente do dia-a-dia. Não sei se compramos mais porque é mais seguro ou é mais seguro porque compramos mais. O fato é que quase tudo que preciso que não seja roupa e comida (também possível) compro pela internet. Até hoje tive pouco incomodo com isso. Thomann, segundo o meu professor aqui da Alemanha, é maior que a própria Selmer. Eu ainda não fui na Selmer, mas sei dizer que a variedade de escolha que encontrei nessa loja é realmente enorme e não somente para saxofone, mas para tudo que envolva música. Vale a pena entrar no site e conferir, um dos idiomas disponíveis é o português.

Conversei com o gerente do setor de sopros e ele falou que importa para a América Latina, mas como já escrevi em um texto anterior, tem todo aquele problema de impostos quando o instrumento chega no Brasil e é isso na verdade que torna o instrumento realmente caro. Fiquei sabendo que já existe no Brasil alguma coisa acontecendo politicamente no sentido de reduzir ou eliminar os impostos para a importação de instrumentos. Vamos ver o que acontece.

Com relação à escolha da marca penso que existe um consenso que Selmer é um dos instrumentos que fica no topo da lista dos mais desejados. O único problema é que um Selmer deveria ser testado antes da compra e isso não pode ser feito no Brasil, já que as lojas não têm estoque. A compra acaba ficando um pouco arriscada. Um Yamaha, modelos profissionais, já são mais “padronizados” no sentido de que os instrumentos não vão apresentar tanta diferença entre si, ou quem sabe nenhuma. Penso que a diferença entre esses dois casos é muito pessoal e depende muito do que cada um espera. Posso somente falar de acordo com a minha experiência, já que toquei muitos anos Yamaha modelo 62, tanto alto como tenor. Particularmente gosto muito desse saxofone, é um instrumento simples, no sentido de ser muito prático como por exemplo para fazer pequenas regulagens, com um som um pouco mais “claro” e com um custo bem abaixo do Selmer. Fiquei com o meu Selmer serie II porque ele me proporciona um som mais “escuro” que é o que procuro, mas hoje poderia repensar isso tudo.

Além dessas opções, mais conhecidas no Brasil, recomendo ainda o Yanagisawa modelo A-9930 e também o Keilwerth Sx 90R. Sei que vai ser ainda mais difícil alguém se interessar por essas outras duas marcas uma vez que são mesmo praticamente desconhecidas no Brasil. Mas como já falei, espero com esse espaço também conseguir esse tipo de resultados e quem sabe possa um dia levar algo assim comigo em uma de minhas idas para o Brasil.

Ajudem a divulgar meu blog, quem sabe essa seja uma maneira de centralizar a busca de informações de maneira neutra, que na verdade é a minha maior intenção. No fim todos saem ganhando.

Um grande abraço e até a próxima

Marcio Schuster

Um comentário:

  1. marcio.nào,sei.se.você.pegou.no.hotmail.mas,aqui.está.o.email.da.Selma.Britto.para.você.fazer.seu.recital.aqui.em.Maceió.
    brittoselma@hotmail.com

    ResponderExcluir